Empatia e resiliência
- podeadcast
- 9 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de nov. de 2020
O ano de 2020 foi extremamente conturbado em virtude dos grandes obstáculos que a humanidade precisou enfrentar. Um dos maiores (ou até mesmo, o maior) empecilhos foi a pandemia do Coronavírus. Com isso, a população mundial precisou em poucos dias, mudar completamente o seu estilo de vida.
Assim, alguns termos pouco conhecidos apareceram nos meios de comunicação (televisão, rádio, internet, dentre outros). Em 2017, pelo terceiro ano consecutivo, a palavra “resiliência” foi a mais procurada no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. E agora, retorna sendo buscada em diversos dicionários virtuais.
Mas o que significa esse termo?
A resiliência pode ser definida como: capacidade do indivíduo em lidar com obstáculos e problemas, reagindo a eles sem entrar em conflito psicológico e/ou emocional. Ou seja, tem um grande significado para o momento que estamos vivendo.
Outro termo que vinha se popularizando ao longo dos anos e ganhou destaque em 2020 foi “empatia”. Segundo o dicionário Aurélio, a palavra empatia significa: “A capacidade psicológica para se identificar com o eu do outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas". Sendo assim, é o ato de se colocar no lugar do outro.
Por que esses conceitos são tão importantes?
Apesar de estarem “ganhando mais espaço” no vocabulário apenas agora, a empatia e a resiliência sempre foram muito importantes na história da humanidade. Uma vez que, geralmente é preciso praticar a adaptação aos momentos difíceis e precisar se colocar no lugar de outra pessoa.
Comments